Documentário Fernando Bujones

fernandoeinvite

Ontem tive o privilégio de assistir em primeira mão (já que ainda não chegou ao Brasil) o documentário sobre a vida do grande bailarino Fernando Bujones, considerado pela crítica especializada como um dos maiores dançarinos do século XX.

A sessão em si foi emocionante – já que Alejandra, filha de Fernando (e minha amiga) estava presente, e claro, foi a responsável pela exibição para alguns amigos, já que foi recém lançado no Festival de Cinema de Miami, e em breve no Festival de Cinema de Nova York e Toronto.

Achei o documentário extraordinário, sensível, tocante, já que uma vida inteira dedicada à arte é algo para se admirar, o talento nato, a fuga para os Estados Unidos da família de origem cubana, o início da carreira, a paixão pelo balé, a dedicação, os amores, os desafetos, as apresentações. Tá tudo lá documentado.

O filme conta com depoimentos emocionados dos alunos, amigos, mentores e da família. Fernando partiu cedo, vítima de câncer, mas algumas pessoas tem o dom de viver várias vidas em uma só – e deixa um legado importante para os que ficaram (a vida é uma incógnita mesmo), não adianta.

Fernando Bujones abriu caminho para os bailairinos da América brilharem no mundo, já que esse mercado é dominado pelos russos. Estudou na conceituada American Ballet Theatre de Nova York. Foi o primeiro bailairino americano convidado a dançar no balé da Ópera de Paris e no Bolshoi. Além de diversas apresentações mundo afora (em mais de 30 países), inclusive no Brasil.

Sua ligação com o país se deu após o casamento com Márcia Kubitschek, filha do Presidente JK. Da união, nasceu Alejandra, que apesar de ter nascido nos Estados Unidos veio cedo para o Brasil e hoje segue com diversos projetos para manter sempre viva a memória de seu pai.

Fico na torcida para que o documentário chegue logo ao grande público, pois histórias de vida assim, nos faz perceber o quanto surpreendente o ser humano pode ser.

Vamos aguardar!

Anúncios

Um pensamento sobre “Documentário Fernando Bujones

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: