Versailles

large_12582

Eu tenho pouco conhecimento sobre a Sofia Coppola – lembro do fiasco em O Poderoso Chefão III – onde ela atuou – e foi massacrada (tadinha) pela crítica pela sua expressividade à la Cigano Igor.

Mas ela deu a volta por cima – voltou como diretora de sucesso, ganhou Oscar e 2 anos atrás lançou Maria Antonieta – falado em inglês, pessimamente recebido em Cannes e trocando a música clássica habitual de filmes de época por um rock alternativo.

Corajosa essa Sofia. Mas esse filme – antigo já – me agradou bastante – o fato dela tratar a rainha como uma adolescente perdida e fútil foi eficaz (a meu ver, claro) e acertou em cheio na originalidade da trilha sonora (devidamente baixada no meu i pod).

Ano passado conheci o Palácio de Versailles (em pleno verão – sol de 38ºC – e apesar do aparente programa de índio), me surpreendi demais com a grandiosidade do palácio – grande mesmo – andei uns 2/3 só e não tive fôlego de conhecer tudo. No verão as filas são intermináveis (e quem me conhece sabe que tenho horror a filas).

Mas o filme é bem interessante, figurino de primeira (a mesma de Laranja Mecânica) – que inclusive levou o Oscar – e a fotografia grandiosa – ganhei de aniversário de um amigo o filme – e volta e meia assisto.

Aliás, morro de rir, quando a diretora insere um all star no meio do tanto de sapatos de Maria Antonieta – revisitar o antigo, com pinceladas do moderno parece atrevido – mas essa ousadia quando transportada para as telas do cinema pode ser eficaz – em alguns casos e perigosa demais (em outros).

Mas achei bem metida essa Sofia.

Um pensamento sobre “Versailles

  1. Gostei bastante do filme, figurino lindo com uma cartela de cores incrível! Quanto ao palácio de Versalhes ainda não conheço, tenho muita vontade de conhecer, e lendo relatos como o seu a vontade só aumenta!

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

