Sessão nostalgia

PrettyInPinkBigPic

Eu sinto uma certa vantagem em ter vivido os anos 80, de certa forma – nasci em 1977 – mas sempre fui precoce e lembro muito bem de muita coisa que rolou nessa época – a memória ainda é muito viva.

E essa cafonada toda era incrível. Lembro do visual das minhas primas, amigas, o mundo mais colorido, as bandas de rock, o som da Marina Lima e do Cazuza (pois nunca gostei de Legião – achava e continuo achando um saco), mas como o foco do blog aqui é cinema, vamos lá.

Sempre fui muito ao cinema, mas o primeiro filme que tenho lembrança de ter assistido em uma sala foi Karatê Kid III – lembro exatamente da enorme fila em frente ao cine Karim (que nem existe mais, by the way) e da minha mãe me dando uma graninha para o hamburger depois.

Os filmes dos anos 80 eram incríveis – e mesmo na década de 90 – eles reprisavam o tempo inteiro na sessão da tarde – e como eu não fazia nada nas tardes, pois estudava de manhã – assistia tudo, um dos meus preferidos era A Garota de Rosa Shoking (Pretty in Pink), que marcou mesmo época – quem tem mais de 30 e está quase na faixa dos 40 – lembra bem do que eu estou falando.

Uma pena que ela sumiu e mesmo aquela magia da época – não existia computador, celular era algo que ninguém nunca havia escutado falar e na maioria das casas existia apenas uma televisão (dizem que uma tv une a família – mas besteira, era caro mesmo – e poucos privilegiados possuíam mais de um aparelho em casa).

Mas foi uma época ótima, onde meus problemas se resumiam a ir bem nas provas, tarefa fácil, pois sempre fui um dos melhores alunos, então era curtir, e ao contrário de hoje, antes brincava-se muito na rua e comigo não foi diferente.

Até hoje curto demais essa fase oitentinha e sempre que acho um filme dessa época, levo para casa. Blade Runner, Mad Max, Flashdance, Os embalos de sábado continuam, Curtindo a vida adoidado, Dirty Dancing, Namorada de Aluguel….e por aí vai.

Tenho um certo pavor de nostalgia – não sou nostálgico – acho que o melhor está sempre por vir – ainda mais porque me acho muito mais bonito hoje – e com a cabeça formada.

Mas dá saudade – e olha que era uma criança – os adolescentes – claro – aproveitavam muito mais, a mim cabiam as matinês – onde calçava meu bermudão da Company e meu tênis da Redley e ía para a balada.

Muito bom tudo isso – hoje vejo essas crianças embaladas na tecnologia e fico abismado. Mas o mundo é outro, tudo é muito diferente de antes, percebo que as pessoas estão mais distantes, frias e com menos histórias para contar.

Eu tenho aos montes, e isso reflete em mim até hoje.

prettyinpink1

A garota de rosa shoking“, meu filme predileto dessa época.

Um pensamento sobre “Sessão nostalgia

  1. Hum sou de 77 tb, e que época boa, não se fazem mais cazuzas como antigamente, risos, mas eu era fã do Legião Urbana (fâ de comprar fita cassete pô), sobre os filmes eram muito legais, esses dias ainda assisti na tv aberta Clube do cinco (já viu?) é com essa mesma atriz do Garota de Rosa Shoking, por sinal acho que ela teve seu auge no anos 80 mesmo por que nunca mais vi nenhum filme com ela.
    O primeiro ano do resto de nossas vidas (acho que era esse o titulo) tb super marcante, e todos que tu citou acima adoraria ter em dvd, falando nisso será que eles existem em dvd ou apenas em fita video tape?!
    Agora aquele que me lembro com carinho era Curtindo a vida adoidado e eu assistindo em plena sessão da tarde, simplesmente pura nostálgia.

    bj

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

