The September Issue

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Desde o filme O Diabo Veste Prada, que aliás é bem divertido, o interesse sobre a maior editora de moda do mundo, Anna Wintour, da Vogue America aumentou a ponto de sair um documentário sobre o seu dia a dia, “The September Issue” (a edição de setembro).

O doc. que já estreou no Festival de Sundance mostra a preparação da edição mais importante do ano, que chega a ter 800 páginas, pesando até 3kg.

Anna está também no programa 60 minutes, da tv americana, que mostra um pouco da sua personalidade e mais uma vez do seu dia a dia como chefe (sempre tirana), assisti alguns trechos no you tube e achei até engraçado (tem cena dela decendo o cacete em sua assistente, fazendo jus a sua fama de fria, seca e carrasca).

Mas fico pensando assim, será que as pessoas são naturais em frente as câmeras??? – até onde é real e até onde é marketing – tem um filme do Woody Allen (preciso lembrar o qual….) que ele é pago para fazer o mesmo sobre um diretor de cinema – ele filma o dia a dia do cara, que é um safado, mas no final, pede que a edição seja modificada, já que o filme não mostra o que ele pretendia….fugiu o nome do filme.

Sei não, muito estranho isso. Eu falo por mim, não sei se seria natural em frente as câmeras – essa era big brother/big sister é muito maluca – na minha humilde opinião. Mas dizem que depois de um tempo, você se acostuma e acaba mostrando seu lado verdadeiro (*mas fico intrigado).

Mas enfim, admiro muito a Anna Wintour, acho a revista que ela gerencia impecável – não é nada fácil comandar uma equipe gigante, fora a pressão em cima dela, que deve ser absurda. Gosto muito de moda – e de fútil, todos nós temos um pouco – se é que moda é futilidade (a quem compare com arte – o que tem tudo a ver…)

Fiquei interessado nesse documentário, acho difícil chegar aos cinemas brasileiros (vide os do Marc Jacobs e do Karl Lagerfeld), mas para quem viaja bastante, encontra em casas moderninhas, como a Colette em Paris.

Acho que a moda nunca esteve tão em alta – culpa da internet, talvez – mas outra editora que merece atenção e que não é menos badalada é Carine Roitfeld (que também ganhou documentário na CNN americana – tem no you tube – basta digitar).

Carine é mais vanguardista, menos careta que Anna Wintour – mas sua revista tem uma tiragem mínima – gostei quando ela comparou seu trabalho ao do filme ” A Festa de Babette”, onde uma cozinheira gasta toda sua fortuna, ganhada na loteria, em um único jantar.

O cinema, a moda e a vida andam juntos. Adoro ler esse tipo de comparação.

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Aqui o poster do filme, com os óculos indefectíveis da editora em cima da revista de setembro, com o famoso clichê, que “se moda fosse religião, a Vogue seria sua Bíblia.”

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