Final de semana com Truffaut

Les 400 coups

Passei o final de semana mergulhado na obra do François Truffaut – meu novo vício – reli alguns trechos da filmografia completa do diretor, além de alguns textos guardados e vídeos no you tube (Santo You Tube).

No sábado assisti “Amor em Fuga“, o último filme da saga de Antoine Doinel (filme esse de 1979 – 20 anos após o primeiro longa, Os Incompreendidos em 1959).

Não tem como não se apaixonar pelo personagem de Antoine Doinel e pelo ator que o interpreta, Jean Pierre Léaud. Principalmente no primeiro filme, que marcou o cinema mundial e deu início à nouvelle vague. Já considerado o melhor filme já produzido, tive a oportunidade de assistir 2 entrevistas do jovem ator na época (Léaud) com então 14 anos de idade – assisti o teste para o papel e depois ele falando sobre o filme em Cannes – as cenas de improviso do filme são as mais bonitas.

Truffaut fala que Jean-Pierre ao assistir o filme concluído caiu em lágrimas, já que sua vida se confundia o tempo todo com a do personagem Antoine Doinel – a infância difícil, a falta de amor dos pais, as dificuldades financeiras, a solidão, etc….

Uma vez que Doinel é o alter-ego de Truffaut, que em Os Incompreendidos contou a história da sua infância, fez com que a amizade entre os dois se consolidasse. Léaud participou ainda de vários filmes do diretor e trabalhou com grandes diretores europeus (incluindo Godard – futuro desafeto de Truffaut).

Emocionante é o que posso falar. Me tocou demais e se já era fã, fiquei ainda mais. Uma verdadeira obra de arte. Existem atores que nasceram com os papéis pré-destinados e Léaud veio ao mundo para encarnar os personagens de Truffaut.

Recomendo, porém, começar com Beijos Proibidos, Domicílio Conjugal, Amor em Fuga e só depois assistir os dois primeiros (Os Incompreendidos e Antoine & Colette).

Ontem – ainda com overdose de Truffaut – assisti La Femme D’a Côté (A Mulher do Lado), com Fanny Ardant e Gerard Dépardieu. (*genial também – já já eu comento esse também).

20dvd_650

Léaud no filme Antoine & Colette.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: