Almoço e Truffaut

domicile_conjugal-439x600

Hoje almocei com uma amiga que fazia tempo que não encontrava – impressionante, as pessoas casam e somem (o que é normal), azar o meu que ainda não casei (quem sabe esse ano, hein?) – mas em tempos internéticos, as pessoas convivem mais no virtual do que no real. E os papos são hoje feitos pelo MSN (odeio) e pelo facebook (adoro).

Por um lado é bom, sempre temos notícias dos queridos. Mas nada se compara ao tête a tête. Foi ótimo, nos divertimos pencas- programas assim deixam a semana mais gostosa.

Falei tudo isso sem razão, mas acabei passando na locadora antes do almoço para alugar a saga de Antoine Doinel, de Truffaut para depois comentar aqui no blog.

Antoine Doinel é o alter-ego do diretor francês François Truffaut, interpretado pelo ator Jean-Pierre Léaud. Tem início no filme Os incompreendidos, passando por Antoine & Colette, Beijos Proibidos, Domicílio Conjugal e Amor em Fuga.

Minha locadora me deu 15 dias para ficar com esses filmes – agora é me programar para dar início à saga – que segundo o pouco que eu li – e conhecendo um pouco do Truffaut, dizem ser inesquecível.

O mais legal do Truffaut, além dos diálogos impressionantes (e poéticos) é o respeito que ele tem com o cinema.

Louis Garrel (segundo a Cahiers du Cinéma) faz um pouco do que Doinel fez no passado no cinema francês da atualidade. Jean-Pierre Léaud é ícone-mor de Garrel (nas palavras dele). E se você observar bem, enxerga claras semelhanças entre os dois.

Garrel não se aborrece com a comparação e afirma que se fizer um décimo do que Léaud fez para o cinema na França se dá por feliz.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: