O poder do clássico

jules_et_jim

Na dúvida, sempre opto pelos clássicos. E isso, geralmente acontece em diversos campos na minha vida, seja na música, na literatura e até na moda. Hoje em dia dificilmente algo novo me surpreende. E olha que sou super aberto às novidades – constantemente sou apresentado a novos artistas – alguns são realmente bons – como o caso da Mariana Aydar – que tem uma voz linda, o show dela incrível, mas mesmo ela acaba me remetendo a cantoras antigas como Clara Nunes e Elis Regina (aliás, essa é de cara a maior referência de Mariana).

Outra novidade que me apresentaram – Marina de la Riva – gostei e muito do show, a cantora linda – mas me tocou pouco (do tipo, não não vou comprar o cd), mas foi uma bela surpresa. Mas isso é raro.

Mas o mais bacana do clássico é que ele nunca sai de moda, não me canso de escutar David Bowie, Nina Simone, Chet Baker, Ella, Cole Porter, Mile Davis, Smiths, Lou Reed, Depeche Mode, Blondie, Eurytmics, Erasure, Serge Gainsbourg, Françoise Hardy, Edith Piaf, Beatles, Rolling Stones e por aí vai.

O mesmo com o cinema, sempre que fico na dúvida com as novidades na locadora, opto por um filme bem antigo – sempre tem um que a gente não viu – com isso acabo assistindo tudo que Truffaut, Godard, Fellini, Bergman, Buñel, e outros fizeram – já que o prazer é certo – como um livro eu diria.

O Anjo Exterminador de Buñel é um dos filmes mais extraordinários que eu já assisti – a crítica social por trás do filme é absurda (vai ganhar um post só dele em breve). Jules e Jim é outro, acabei até comprando o filme – tamanha a beleza de Jeane Moreau.

Na literatura faço o mesmo (com algumas exceções), minha mesa de cabeceira não para de crescer – mas tem tantos na fila – que tive que dar um tempo de comprar livro (vício), claro que volta e meia eu passo alguns na frente – dessa vez foi Chico Buarque com Budapeste (Leite Derramado está na fila – também).

Posso parecer chato (pretencioso também), mas acabo ficando com o antigo mesmo, e com isso acabo sendo muito “moderno”.

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

