Do Começo ao fim – Aluízio Abranches

15_MHG_fabio

Sem dúvida alguma Do Começo ao Fim, de Aluízio Abranches, é o filme mais comentado das últimas semanas, devido à sua polêmica temática, o incesto entre irmãos.

E no Brasil, tudo que é polêmica, gera notícia, a gente acaba lendo um monte de besteira por aí – um monte – acho o país tão hipócrita, tão falso moralista, que tem horas que queria mesmo era estar bem longe, para não ter que escutar certas coisas.

O filme conta a história de dois irmãos (homens) que vivem uma história de amor, uma relação que começou já na infância e seguiu depois da vida adulta. Os pais das crianças são interpretados pela ótima Júlia Lemmertz e Fábio Assunção. A previsão de estréia é para agosto e o trailer está entre os mais acessados do you tube (basta digitar o nome do filme). Aliás, o trailer está muito bem feito (edição perfeita). Os atores que dão vida aos irmãos são lindos e assiti uma matéria com o diretor no Canal Brasil e gostei do que ele disse, que não levantou bandeira alguma – apenas contou uma história – assim como deve ser o cinema.

Aluízio Abranches é pai de outros dois filmes, Três Irmãs e Um Copo de Cólera. Assisti apenas ao segundo e não gostei muito não, achei erótico demais e sem qualquer fundamento. Vamos ver esse próximo, a história é ousada pelo menos.

Corajoso o diretor em fazer um filme assim, polêmico, ousado. Tava mesmo na hora de sair um filme assim. O cinema está aí para gerar polêmica, discussão e fazer com que as pessoas evoluam um pouco e abram suas mentes.

Não que eu ache natural – mas pelo que já escutei por aí – é algo que às vezes acontece nas melhores famílias e também nos livros do Nelson Rodrigues.

5 pensamentos sobre “Do Começo ao fim – Aluízio Abranches

  1. Onde eu olho tem comentário sobre este filme. Só torço para a superexposição precoce não elevar demais as expectativas e o filme se tornar uma grande decepção.

  2. Gostei do que ví no trailler, acho que nós brasileiros temos que ter filmes polêmicos que envolvam a sexualidade, acho que será um CLÁSSICO daqui uns anos.
    Fantastico o amor dos dois.

  3. A história é linda. Júlia ótima. as crainças com interpretações maduaras (principalmente o Cotrim). os adultos (casal) perfeitos na entrega aos personagens. e finalmente um filme de total pureza, sem a visão maldosa q o demonio coloca através das igrejas. Não sei qual o fim mas o caminho é tudo que um romantico espera de um amor. Parabéns cinema brasileiro.

  4. Eu vi o filme e adorei, apesar dos criticos estarem reclamando da “falta de polemica”… Eu adoraria ter o script para pegar os detalhes… ao menos gostaria de saber o que outros expectadores acharam da cena final… fiquei com a impressao que o Tomtom ia fazer alguma coisa errada (estava de saida) ou que por um instante colocou em duvida a alegria por rever o seu amado irmao… Alguem mais notou o olhar vago dele no inicio do abraco???

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.