A moda e o cinema

garrel1

Ontem a maioria dos blogs que eu acesso falavam da festa (à fantasia?) do MET em NYC. Resolvi, então, comentar um pouco sobre a relação da moda com o cinema.

Gosto muito de moda (já gostei mais – confesso), hoje me falta paciência, nada empolga muito não, mas é bacana ver como as pessoas se expressam através das roupas, acessórios, refletindo suas atitudes, desenvolvendo um estilo, etc etc..o bacana da relação da moda com o cinema é justamente isso, passar para quem assiste um pouco da personalidade do personagem.

Recentemente assisti A Duquesa e fiquei impressionado com o figurino, com o cuidado nos mínimos detalhes, no filme Maria Antonieta de Sofia Coppola as roupas de época sobressaíram mais do que o roteiro fraco; Audrey Hepburn certamente não seria ícone se não fossem as roupas de Givenchy.

Em Conversas com Almodóvar, um livro de entrevistas com o diretor, ele fala justamente da importância do figurino na composição de seus personagens. Julietta Serrano, por exemplo, que interpretava uma louca em Mulheres à Beira de um ataque de nervos, só usou Courrèges, já que  a personagem queria sentir que o tempo não havia passado para ela, daí usava roupas dos anos 30,40; já em Tacones Lejanos (De Salto Alto) a personagem de Victoria Abril só usou Chanel, tudo pensado na construção dos personagens.

Chistophe Honoré faz o mesmo, impossível pensar os jovens de seus filmes sem os casacos de veludo molhado, sem os cabelos despenteados e sapatos surrados, à la nouvelle vague.

Woody Allen em Annie Hall fez o mesmo. O estilo de Diane Keaton no filme faz sucesso até hoje.

Enfim, o filme que mais me chamou atenção pelo figurino foi Laranja Mecânica, que influenciou os jovens londrinos na época com seus suspensórios e coturnos Doc Martens.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: