Mudança dos tempos ou crise?

foto8

A primeira vez que fui à Inglaterra foi em 1995 onde fiquei exatos 2 meses, tinha uma prima que morava lá, eram férias da faculdade, e fui estudar meu inglês, enfim foi meu primeiro contato com uma cultura tão diferente da nossa.

Desde aquela época eu gostava de livrarias e megastores, que eram ainda pouco comuns aqui no Brasil (pelo menos em Brasília até a chegada da Fnac tudo era um tanto amador), pois bem, passava horas na Virgin e afins, fuçando livros, vhs (dvd ainda não existia), livros e me chamava atenção ter ali uma prateleira específica com filmes e livros com temática gay. Os filmes que falo eram comédias românticas, séries gls, Absolutely Fabulous, livros, contos, etc.

Isso me chamou atenção pela naturalidade com que os ingleses lidavam com isso – sem qualquer tabu – ou preconceito, aliás, a Inglaterra é um dos países mais civilizados que eu já conheci. Lá todos convivem muitíssimo bem, uma vez que apesar de frios, os ingleses são educadíssimos. Uma coisa.

Pois falei tudo isso para contar que nessa quinta, tive uma surpresa muito agradável ao chegar na minha locadora – a Loc Vídeo da 104 sul e ver um espaço inteiro com o símbolo do arco-íris, lá eles colocaram as séries gays como Queer as Folk, L Word, as comédias românticas gays, filmes que trazem a homossexualidade como tema, todas com um selo da bandeira. Achei tão civilizado, já que antes eles ficavam todos misturados.

Achei incrível a atitude. Me surpreendeu. Lidar com as diferenças – e respeitá-las – é o primeiro passo para o desenvolvimento do país. Atitudes assim me faz pensar que um dia esse preconceito todo vai cair pelo ralo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: