Tudo Sobre Eve

all_about_eve_11

Ontem assisti novamente – depois de muito tempo – A Malvada (All About Eve – odeio as traduções para o português, algo como Tudo Sobre Eve seria mais apropriado), mas enfim – o filme é sempre muito atual.

Na noite de entrega do prêmio Sarah Siddons, todas as atenções se voltam para Eve Harrington (Anne Baxter).

Utilizando o flashback, a vida de Eve é revelada, desde quando conheceu e foi contratada como secretária de Margot Channing (Bette Davis), uma grande estrela da Broadway, até ela mesma alcançar o estrelato.

Eve é uma mulher ambiciosa, manipuladora e fria, mas no início ninguém percebe isso quando ela se aproxima de Margot, uma atriz temperamental. Eve se passa por uma fã ingênua, interessada e bastante prestativa, ganhando a simpatia de Margot, que acaba por contratá-la como sua auxiliar.

A excessiva devoção de Eve e seu controle sobre os negócios de Margot não passam despercebidos, e esta começa a se sentir sufocada. Porém, todos ao redor não entendem o porquê da súbita intolerância de Margot com a doce garota. Começam a se irritar com o humor de Margot e com seu estrelismo; automaticamente se voltam a favor de Eve.

Margot estava certa. Eve nada mais era do que uma oportunista, cujo objetivo era sugar tudo que pudesse tirar de positivo de sua convivência com Margot e, assim, se aproximar  do mundo do entretenimento.

E ela consegue. Manipulando as pessoas influentes que conheceu através de Margot, Eve se torna atriz substituta da peça na qual a personagem de Bette Davis é a estrela e tem a chance de substituí-la em uma noite, através de uma armação aruitetada, ingenuamente, pela melhor amiga de Margot, Karen Richards, interpretada por Celeste Holm.

Eve convoca a imprensa local para esta única apresentação e é aclamada, ao mesmo tempo que um colunista acabava com a reputação de Margot, a quem julgava um tanto “madura” para os papéis que escolhia.

Pedro Almodóvar cita o filme em Tudo Sobre Minha Mãe e repete alguns diálogos durante o longa. Outro que se inspirou várias vezes na história foi o novelista Gilberto Braga (em Vale Tudo com os personagens Maria de Fátima e Solange – e depois em Celebridades com Maria Clara Diniz e Laura).

Sempre duvide daquelas pessoas muito boazinhas! Essa é a mensagem do filme. Eve conquistou a confiança de Margot, para depois passar uma rasteira e ocupar seu lugar no espetáculo.

Quem nunca conheceu uma Eve Harrington? Eu mesmo – anos atrás – levei uma rasteira de uma colega de trabalho, a qual, além de confiar, tinha uma relação de quase-amizade (já que não sou muito chegado a me aproximar do pessoal do trabalho, gosto de separar bem as coisas, para evitar conflitos futuros). Mas é algo muito real, acontece mesmo.

Bette Davis tem as melhores frases, o roteiro é ótimo, a direção impecável. Genial. Para ser visto e revisto diversas vezes. De fato, um clássico.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Tudo Sobre Eve

  1. É um fato. O bem e o mal são inerentes ao ser humano. Mas , para chegar a isso levei uma rasteira dupla de duas amigas de faculdade, me usaram para obter uma bolsa que queriam e depois passaram a me tratar como inferior, um horror: bani as duas da minha vida, gente com energia negativa eu quero longe de mim.
    BJOKS.
    P.S.: Te deixei um meme no meu blog. Espero que você goste.

  2. É como eu sempre digo, esse filme tinha que passar no primeiro ano do primário, pras fofas já irem se acostumando com o que as esperam…
    (quer dizer, no meu tempo era primário, hoje eu sei lá o nome: enfim, os petits)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: