Jazz session

talented630-4682

Muito do que me interesso vem do cinema culturalmente falando – já até falei isso aqui – um bom exemplo disso foi o nascimento da minha paixão por Jazz.

A trilha sonora do filme O Talentoso Ripley é repleta dos clássicos do Jazz – Chet Baker é um deles (uma das cenas do filme mostra Matt Damon e Jude Law interpretando uma das mais belas canções na minha humilde opinião “Funny Valentine“). A cena é bem sensual, aliás.

Bird (outra fera do Jazz) é o nome do barco do personagem de Jude, um bon vivant americano que se instalou no Sul da Itália e passa a vida gastando o dinheiro do pai.

O filme é fascinante. E desde então, comecei a me interessar por jazz. Chet Baker é meu preferido. Melancólico, absurdamente romântico. Mas no meu coração também moram Billie Holiday, Bird, Ella, Cole Porter e claro, Nina Simone.

Nina Simone é uma das mais belas vozes que já escutei na vida – tenho uma história particular com ela (motivos bem pessoais, se é que vocês me entendem), mas o fato é que ela é apaixonante.

Encontrei um dvd ao vivo da diva do soul num sebo em Jerusalém – Live at the Montreux Festival – uma apresentação de 1976 – uma das faixas “ne me quites pas” – dá bem para sentir a wibe do dvd, né? Escuto e não me canso – já que as lembranças são sempre boas – às vezes fico triste – mas é bom ficar triste de vez em quando também. Mas aí a gente percebe como o ser humano consegue ser talentoso.

Setembro em NY já me programei para assistir um show de Jazz no Blue Note, lendária casa de jazz no Village, onde já se apresentaram as maiores fera do gênero.

Aliás, Jazz é a cara de NY. Gostaria muito de assistir uma apresentação do Woody Allen no Hotel Carlyle – parece que o diretor se apresenta com a sua banda toda segunda-feira no Café do Hotel – mas o lugar é um tanto metido – fica no Upper East Side (tido como o mais bacana de lá). Mas quero me informar antes – uma oportunidade dessas não é sempre que se tem. Ía ser bem bom.

2 pensamentos sobre “Jazz session

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

