Ondas do Destino e Lars Von Trier

breakingwaves

Lars Von Trier é um grande diretor dinamarquês, uma pena que de uns tempos pra cá, ele parou de fazer filmes – o último foi a comédia inteligente chamada “O Grande Chefe” – mas os três filmes que fizeram sua fama internacional, sem dúvida alguma, foram “Ondas do Destino”; “Dançando no Escuro” e “Dogville”.

Ondas do Destino na minha opinião é o melhor filme dele. Sensível, poético e atual, acho interessante a forma que o diretor retrata a sociedade através de simbolismos, metáforas. Impressionante.

Ondas do Destino, cujo nome original é Breaking the Waves (quebranco as ondas) conta a história de uma jovem que se casa com um homem que trabalha em um plataforma de petróleo onde, após um acidente, fica paralítico.

Para mantê-la ao seu lado, ele a convence a ter relacionamentos sexuais com outros homens para, posteriormente, lhe contar os detalhes de seus casos.

Emily Watson, em seu primeiro papel como protagonista no cinema, está genial. Sua melhor interpretação ever. As cenas da personagem – um tanto amalucada, mas de uma pureza e bondade genuína – conversando com Deus são dignas de Bergman – e pior ainda – ela respondia por Deus – até o dia que não escuta mais a sua voz – Emily no filme se chama Bess, que em algumas cenas lembra a trajetória de Maria Madalena (é apedrejada pela população local e proibida de entrar na igreja – a qual se dedicou toda a vida).

Assisti esse filme num Festival de Cinema, mas acredito que não seja difícil de encontrá-lo nas locadoras. Realmente Lars Von Trier estava inspirado – e uma pena que ele tenha deixado a carreira um pouco de lado.

A fotografia chama muita atenção – distante e seca, amarelada, mostrando a frieza dos habitantes locais.

Vale a dica. Lars é para poucos, com certeza. Mas ele vai longe no que se propõe a fazer.

10 pensamentos sobre “Ondas do Destino e Lars Von Trier

  1. EW foi outra que prometia tanto e acabou ficando no meio do caminho… me lembro que nesse ano em que ela concorreu ao Oscar (acho que 99, 2000…) estava no páreo também a Brenda Bretlin (é isso?) por aquele filme fantástico do Mike Nichols, Segredos e Mentiras, duas atrizes em momentos geniais de performance, e quem ganhou pelo melhor filme foram os malfadados Cohen Brothers (que pra mim não fedem nem cheiram) e claro, a mulher deles, Frances McSomething, por Fargo. Dar o prêmio pra ela e desprezar essa interpretação da Emily, ou a da Brenda, please… Coisas do oscar, que eu -realmente- não consigo entender…

  2. Concordo com vc, acredita que nunca assisti nada dos Cohen Brothers (e olha que tenho Cohen no nome) rssrs.
    Mas acredito que a maioria das atrizes brilham em um só papel.
    Marion Cotillard, por exemplo, dificilmente fará outro grande papel, Piaf foi o filme da sua vida.
    Julia Roberts com Uma Linda Mulher, Angelina Jolie com Gia, Penelope Cruz com Volver….e por aí vai.
    Oscar é uma maldição! rssrsr Festival para mim é o de Cannes e atriz para mim é a Isabelle Huppert, Juliette Binoche e Charlotte Rampling.

  3. Olha, não sei se concordo com essa coisa de “só um papel”. Acho sim que tem boas atrizes e atrizes ruins, atrizes que são bem direcionadas, que conseguem ser bem dirigidas, e atrizes que escolhem caminhos errados…
    A Huppert, por exemplo, tem pelo menos dez interpretações geniais, Bette Davis também(claro, ela só fazia o papel dela mesma…), Meryl Streep, Fernanda Montenegro, Judy Dench, Meggy Smith…
    E Penelopé, né, que seria dela sem Almodovar? (Credo, que ninguem nos escute)

  4. Existem unanimidades, eu amo a Judi Dench. Aliás, tudo que ela faz é bom. PQP! Que vaca! A Cate Blanchet tambem. Me expressei mal, acho por exemplo, que um GRANDE PAPEL apenas, assim, marcante. Mas não que elas deixem de fazer coisas brilhantes.
    Adoro Bette Davis, mas adoro ela mais em All About Eve (amo o filme).
    A Meryl é ótima. Outra que amo é a Diane Weist e Mia Farrow.
    Diane Keaton em Annie Hall. Mas normalmente, eu elejo um filme com essas mulheres tão brilhantes.

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

