Cinema em Israel

free-zone-3

Aproveitando o gancho, vou falar um pouco sobre os filmes que retratam o dia a dia do Oriente Médio. Ano passado antes de viajar para Israel fiz um intensivo (por minha conta – que fique claro) sobre o cinema de lá e fiquei apaixonado.

Comecei pelo maior diretor israelense, o Amós Gitai, os filmes dele são difíceis – alguns meio non sense – finais dúbios – mas a grande sacada do diretor é justamente essa – a valoração e julgamento fica a cargo do observador – já que essa questão Israel/Palestina é bem complexa.

O filme da foto é Free Zone, com Natalie Portman, que aliás é judia, nascida em Israel e criada em NY (sorte a dela). Interessante para entender a cultura judaica e a questão política do local. O mais engraçado é que em Jerusalém toda essa guerra fica clara – algumas ruas os judeus são impedidos de entrar – e vice versa. Você é revistado o dia inteiro – chega cansa – e volta e meia há sinal de bomba (mesmo que falsa). Policiais por todo lado – principalmente ali no Kotel (Muro das Lamentações). Mas o lugar foi o mais incrível que já visitei – sou feliz por ter feito essa viagem – o lugar é uma loucura! Só vendo.

Esse diretor é o mesmo de ALILA, KIPPUR, KEDMA, todos valem a pena – filmes ótimos.

Outros títulos que valem a pena: O Herói de nosso tempo (que fala da saga dos judeus falashas – da Etiópia), Bubble (que mostra o dia a dia de jovens em Tel Aviv e a questão política na visão deles), Uma Juventude como nenhuma outra (que mostra o serviço militar – lá obrigatório – 3 anos – independente de quem você seja – lá ninguém foge).

Israel é um país riquíssimo culturalmente, que ainda é pouco explorado pelos brasileiros – talvez por medo e falta de interesse. Mas vale a dica. Se deixar levar por um lugar tão distante da nossa realidade é uma odisséia no mínimo instigante.

Eu estou maluco para voltar lá – só não sei quando.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: