Entre os muros da escola

entre_les_murs_1

Ontem fui à Academia de Tênis conferir o vencedor da Palma de Ouro em Cannes, o filme “Entre os muros da escola”. Genial, um verdadeiro espelho do sistema educacional francês.

O longa foca o embate entre um professor de francês e seus alunos, em geral, filhos de imigrantes africanos, árabes e asiáticos. Um verdadeiro microcosmo social.

A França é um país onde ser imigrante parece ser um problema. O filme mostra bem isso. A carga de preconceito, a falta de oportunidades e de esperanças por um futuro promissor é considerável. Um verdadeiro apartheid social.

O filme tem passagens ótimas (fora que ainda acertei o final do filme – nada convencional), personagens praticamente reais e situações à beira da loucura.

O que ali foi mostrado é um retrato do que os professores enfrentam nas periferias das grandes cidades (aposto que em São Paulo não seja lá tão diferente).

O mais engraçado é comparar esse filme com um outro recente, do cineasta Christophe Honoré, “A bela Junie“, que também foca o ensino em Paris – mas ao contrário do anterior – mostra os jovens burgueses do 16ème, o bairro mais caro da cidade, onde os alunos – estes sim – educados e interessadíssimos – estudam arte grega, escutam Óperas, vão a sessões de cinema cult, leêem livros clássicos e não se misturam com outras culturas – que não a deles.

E bem ou mal, é a Paris que a gente conhece. Já que duvido muito de alguém que viaje e vá conhecer a perifa de alguma cidade. A Paris dos cartões postais é incrível – mas importante saber da existência de uma off city – e ver que a nossa realidade não está tão distante assim do dito Primeiro Mundo.

Vale a dica – Entre Muros é um filme interessantíssimo, até mesmo para entender o rumo que o mundo moderno tem tomado. Já o filme de Honoré, já comentado aqui no blog, é uma obra de arte, daquelas que dá vontade de comprar uma passagem para Paris amanhã.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: