Swimming pool – François Ozon

swimming20pool20splash

François Ozon pertence a uma nova geração de diretores franceses, que em geral dá muito o que falar. Há quem ache o diretor bem fraco (meus amigos franceses torcem o nariz para seus filmes – mas os franceses vocês sabem como são – do contra), mas também há quem valorize seu trabalho – eu sou um deles.

O melhor filme de Ozon, sem dúvida alguma, é Swimming Pool – À Beira da Piscina (foto) com Ludivine Sagnier e Charlotte Rampling – que também vem a ser musa do diretor – artisticamente falando, claro.

Nesse filme, Charlotte dá vida a uma escritora inglesa em crise de criação, que se refugia na casa de praia do dono da editora, também seu amante. Porém, uma visita inesperada muda o rumo da história – a bela Ludivine que interpreta a filha do seu amante chega para ficar na casa no mesmo período. O clima noir do filme lembra as películas policiais dos anos 50. E com uma mistura de ficção e realidade o filme se agarra numa história das mais interessantes.

Charlotte e Ludivine estão lindas. E o entrosamento entre as duas é perfeito. O melhor momento das duas. Charlotte é uma atriz do quilate de Isabelle Huppert, na pele de uma mulher fria, distante e bem seca – mas uma dose de sensualidade bem européia, digamos assim.

Ozon é chamado pelos franceses de queer director, diretor gay no belo português, uma vez que a maioria dos seus filmes aborda a temática gay. Não vejo isso como problema – muito pelo contrário – talvez uma das razões por gostar do trabalho dele seja essa.

swimming-pool-5

Charlotte Rampling, atriz fetiche do diretor François Ozon.

Seus outros filmes, que pretendo comentar aqui depois são: O Tempo que resta; Amor em 5 Tempos, 8 Mulheres e Angel.

Anúncios

Um pensamento sobre “Swimming pool – François Ozon

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: