Quem quer ser milionário?

slumdog

Ontem estava me preparando para dormir, quando a Patricia (marida) me liga para irmos assistir Slumdog Millionaire (“Quem quer ser milionário?”), ganhador do Oscar de Melhor Filme, além de pencas de prêmios.

Apesar da dor de cabeça e do cansaço, fomos na sessão de 21h40 na Academia de Tênis (ainda bem que a exibição era na sala I, a melhorzinha de lá).

O filme é bem inteligente, mas a sensação foi de déjà vu total. Cidade de Deus passado na Índia, assim eu definiria o filme.

Confesso que me deu até uma vergonha alheia do diretor, que se inspirou forte (ou seria uma homenagem?) no filme brasileiro que até foi indicado ao prêmio de melhor filme estrangeiro, mas que não causou esse rebuliço todo em torno (o que não é o marketing, né minha gente?)

Mas o fato é que parece muito. A fotografia amarelada, as crianças na favela, o corre corre da polícia (até uma galinha correndo tem no filme – exatamente como em Cidade de Deus), a temática, a pobreza e até os personagens. Se eu fosse o Fernando Meirelles ía ficar meio indignado, mas enfim. Até li sobre isso na Folha de SP, sobre as semelhanças – achei que fosse exagero, mas que nada. O personagem do Salim era uma versão light do Zé Pequeno.

Mas isso não tira o mérito do filme. Filme forte, com algumas cenas desnecessárias (a primeira sequência, por exemplo); mas argumento bom e fotografia de primeira.

Para quem não sabe, o filme conta a história de Jamal, menino pobre e favelado, que ao ganhar 1 milhão num programa de TV é acusado de fraude – já que é praticamente analfabeto e trabalha servindo chá em uma empresa de telemarketing.

Mas cada resposta dada no programa remete a sua triste trajetória de vida. Genial essa idéia, ao longo da película conhecemos um pouco do menino, que perde sua mãe em um ataque genocida e tem que se virar como pode com o irmão Salim e a amiga Latika.

Adorei! Filmasso. Mas a sensação de já ter visto esse filme seguiu até os créditos finais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: