Vicky ou Cristina?

vick-cris-barcelona-trailer

Vicky (Rebecca Hall) e Cristina (Scarlett Johansson).

Ultimamente um dos meus assuntos preferidos, quando se trata de cinema é um só: com quem você se identifica no último filme do Woody Allen? Com a Vicky ou com a Cristina?

Sempre associei cinema a uma sessão de psicanálise. O que tem muita lógica. É comum nos vermos representados nas telas. Vivemos situações praticamente semelhantes.

Bom, para quem não assistiu o filme, só uma recomendação: assista. Se não curte Woody Allen, digo o mesmo: assista. O filme é bem despretencioso, mas ele toca em questões incríveis e faz você pensar na vida – mesmo que por um instante.

No filme Vicky é representada pela ótima Rebecca Hall. Vicky é completamente racional, tem um noivo bem mauricinho e bem previsível, desses fabricados em série, como diz a sua melhor amiga no filme. Ela é daquele tipo de pessoa que sabe onde vai estar daqui a 20 anos, de tanto programar a vida. Completamente organizada.

Já Cristina, sua melhor amiga, vivida pela nova queridinha do diretor, a também ótima Scarlett é do tipo que vive sem pensar no amanhã. Não programa nada e não dispensa os acasos da vida. Vive novas experiências, não sabe o que quer da vida, mas deixa claro que sabe muito bem o que não quer. Tem uma busca incessante do amor.

O acaso, porém, coloca as duas em conflitos internos. Vicky, sem programar nada dessa vez, se apaixona pelo pintor interpretado pelo charmoso Javier Bardén. Depois desse “incidente”, ela vê sua vida do lado de fora e começa a questionar tudo, até mesmo seu noivado.

Numa das cenas do filme, ela fala: “se não tivesse conhecido esse homem, tudo estaria numa boa”. Mas a vida tem dessas coisas. Quantas vezes estamos quietos no nosso canto, conhecemos uma pessoa, que mexe com a gente e ela vira nossa vida pelo avesso (ou coloca nos eixos).

O filme é uma delícia. Daqueles bom de assistir e depois sentar num barzinho (ou café) com os amigos e começar a debater. Adoro isso. Assisti 2 vezes. Na abertura do Festival Internacional de Cinema aqui em Brasília e no Embracine depois (muito bem acompanhado por sinal).

O cenário é Barcelona, uma cidade absurdamente linda, incrível e poética. Monumentos de Gaudi e Miró completam a beleza. Praticamente todos os pontos turísticos são mostrados: o parque Guell, a Pedrera..e a trilha sonora é deliciosa.

Dá uma vontade louca de passar um verão em Barcelona.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Vicky ou Cristina?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: